Abertas em Portugal as inscrições para a 9ª edição internacional da especialização brasileira dos sonhos de imensos fonoterapeutas de outros países!

IX PIEMO

programa internacional de especialização em motricidade orofacial FonoCenter

PORTO

MAR-DEZ/22

Inscreve-te ainda hoje no PIEMO e obtém a conversão dos 40 anos da Fonoaudiologia brasileira em 40% de bonificação para fazer a tua transformação! 
Reserva agora a tua vaga e beneficia de mais esta vantagem exclusiva, apenas para os TFs que entrem agora para o seu legado.
Oferta válida somente de 09/DEZ a 09/JAN, clica aqui agora e aproveita!

CERTIFICAÇÃO: EspecializaÇÃO internacional prÓpia (FONOCENTER) oU estudos de ensino superior (máster de título próprio)

• Consulta a certificação, modalidade e o início das aulas na cidade do Porto, em Portugal.

• Exclusivo para licenciados em Fonoterapia (Fonoaudiologia, Logopedia, Terapia da Fala, e Language and Speech Pathology, assim como todas as demais designações que possa ter a profissão noutros países.

Aprende com a experiência ímpar dos docentes FonoCenter, todos eles autores e/ou investigadores de renome nesta área.

Enquanto o Brasil for o país de referência neste campo, serão os seus Fonoaudiólogos os que especializarão os nossos alunos.

Conhece a nossa história. Vizualiza o nosso alcance.

TRANSFORMA-TE COM A fONOCENTER!

O nosso Programa Internacional de Especialização em Motricidade Orofacial da FonoCenter surgiu da inquietude de Aline Braga aquando do seu contacto com a realidade da sua profissão em diferentes países da América Latina, Europa e Médio Oriente.

Detentora de um conhecimento real das necessidades de aqueles países em que a profissão da Fonoaudiologia não está associada a uma Faculdade de medicina e derradeiramente apaixonada pela sua profissão, a fundadora da FonoCenter, logra, assim que este programa seja tão completo e certeiro.

Professores e alunos constroem, em conjunto, não só um sólido e diferenciado processo de aprendizagem, como também, as bases para a sua presença robusta no mercado de trabalho. 

Seja um título próprio da FonoCenter, sejam estudos de ensino superior, este programa é único na preparação ampla do aluno para a obtenção dos resultados esperados pela comunidade desses países. Esteja onde estiver, esta transformação começa ainda durante as nossas práticas tuteladas diferenciadas.

Depois de iniciarem a sua rotação entre as especialidades médicas e odontológicas que lhes são designadas, os nossos alunos já são capazes de ensinar à população e a outros profissionais de saúde o diferencial de especializar-se com a FonoCenter. Uma vez formados, o impacto social que que os nossos especialistas promovem no seu entorno é de tão forma apelativo, que a cada ano que passa são cada vez mais os colegas que decidem inscrever-se neste programa meses antes de se abrirem as inscrições. 

O sucesso tradicional e assegurado dos nossos especialistas faz com que a FonoCenter seja considerada uma das maiores referencias na formação especializada e profissionalizante na área da Fonoterapia - Fonoaudiologia,  Logopedia, Language and Speech Pathology ou outro dos demais nomes que têm esta profissão aclamada pela COVID como tão essencial. Os tempos duros que vivemos durante a pandemia matizaram em todo o mundo, não só a delicada correlação entre respiração e deglutição, como também a importância do especialista em Motricidade Orofacial.

O mundo sabe agora que o Fonoterapeuta (fonoaudiólogo, logopeda ou language and speech pathologist, entre outros) é o profissional que estuda, previne, diagnostica funcionalmente, reabilita e investiga as alterações de todas as estruturas e funções concentradas na cabeça e pescoço (concretamente, que se derivam dos arcos faríngeos embrionários) e que sabe agora também que, apesar de ser das áreas mais diminutas do corpo, são as mais complexas.

Concentrando uma grande diversidade de estruturas e funções (desde as áreas do encéfalo responsáveis pela cognição, da fluência e linguagem oral e escrita, até a musculatura inervada pelos pares craniais, cuja integridade é responsável pelo funcionamento e homeostasia de todo o sistema estomatognático), verifica-se agora, mais que nunca, que lhe é impossível a um Fonoterapeuta generalista abarcá-lo todo! 

Neste contexto, a FonoCenter pode fazer agora ainda mais pelos Fonoterapeutas a que se dedica, os nacionais o habitantes de países cujos governos desconheciam toda a perícia e importância que cada uma das distintas áreas desta profissão tem. 

Em Espanha, por exemplo, o Ministério de Saúde não reconhece mais que as especialidades de 4 profissões: medicina (todas as que conhecemos), enfermagem (8), psicologia (2) e farmácia (1). Por sua vez, Portugal, até o dia de hoje, não possui um Colégio Profissional, apenas uma associação. 

O mesmo acontece na Alemanha, onde a profissão nem sequer é universitária. Ali, apenas os médicos, farmacêuticos, biólogos, psicólogos e veterinários estudam na universidade. Na América Latina, o Brasil tem sido o país no qual a profissão mais se tem desenvolvido, seguido da Argentina, Chile e Colômbia, nos quais a profissão ainda não está ao nível da excelência do Brasil, mas não está tão embrionária como nos demais.

Analizando assim ao detalhe, como nunca antes alguém o havia feito, a essência e tudo o que reúne a existência de tamanhas discrepâncias, Aline Braga funda a FonoCenter com o intuito de erradicá-las o mais que que conseguir. Para tal, começa pela Motricidade Orofacial - não só a sua área de especialidade e de actuação, como também a base para as demais áreas críticas que identifica.

Assim, este programa consiste em, além das base indispensável para o Fonoterapeuta que pretende especializar-se em Disfagias Altas e na Reabilitação Laringotraqueal de forma a poder receber o certificado de especialista em Fonoterapia Hospitalária e atuar na hospitalização e unidades de cuidados intensivos (UCI's).

Este programa permite, assim, que os Fonoterapeutas aprofundem o que é a base para a intervenção em todas aquelas áreas que estão ligadas à reabilitação hospitalária e que adquiram todo o rigor científico e perícia técnica que lhes permitem aportar resultados certeiros e duradouros aos pacientes que requerem a assistência de um especialista.

Cumprindo com os seus objetivos, ano após ano, a função que Aline lhe destinou, a de oferecer uma formação devidamente regulamentada e internacionalmente validade naqueles países que carecem de entidades reguladoras e científicas de peso na profissão, este programa conta com mais duas particularidades que asseguram todo o seu êxito:

- os docentes das aulas presenciais são todos fonoaudiólogos brasileiros, posto que os nossos alunos necessitam de se formar com colegas que sejam efetivamente especialistas;

- a atividade formativa de FonoCenter está devidamente avalada pelo Conselho Regional do Rio de Janeiro, com o número de licença PJ-15248.

A tradição de formar pneumólogos, otorrinolaringologistas, cirurgiões maxilofaciais, odontopediatras, e ortodontistas noutros cursos é outro dos factores que contribuem a que este programa da FonoCenter logre que os nossos alunos sejam sempre pioneiros na abertura de novas frentes de atuação profissional nos diferentes campos da Motricidade Orofacial, além de altamente valorizados e respeitados por estes profissionais.

Por tudo isto, como se pode constatar, o Programa Internacional de Especialziação em Motricidade Orofacial é verdadeiramente único, pois cabe a cada um, e absolutamente todos aqueles conhecimentos que os fonoterapeutas desses países necessitavam receber, unindo, cumulativamente, todas aquelas profissões que devem trabalhar conjuntamente.

Se o que sonhavas era ser especialista em Motricidade Orofacial e chegar a ter a expertise e a autonomia dos fonoaudiólogos brasileiros, este é o programa que te permitirá aprofundar os conhecimentos técnicos e o cuidado clínico que necessitas para atuar com destreza e segurança neste campo, além de aprender a emprender nele.

Sejas recém-licenciado ou um profissional inserido desde há muitos anos neste campo, investe agora nesta formação ímpar e obtém resultados únicos para todo o teu futuro!

Programa

RESUMO DAS AULAS ONLINE 

  • MÓD. I: Anatomoneurofisiologia do complexo craniofacial e cérvicolaríngeo
  • MÓD. II: Crescimento e desenvolvimento craniofacial
  • MÓD. III: O rosto: da embriologia à cirurgia plástica
  • MÓD. IV: Funções estomatognáticas 
  • MÓD. V: Relações entre a alimentação e o processamento sensorial
  • MÓD. VI: Síndromes, alterações neurodegenerativas e doenças neuromusculares
  • MÓD. VII: Testes complementares associados à Terapia Miofuncional Orofacial (TMO)
  • MÓD. VIII: Procedimentos cirúrgicos associados à TMO

 

RESUMO DAS AULAS PRESENCIAIS

  • AULA 1: Mioterapia Orofacial Estéticofuncional e Monitorização das expressões faciais para otimização da comunicação (a confirmar: 19 e 20 de Março de 2022; 9h-13h e 14h-18h);
  • AULA 2: TMO em neonatos, lactantes e bebés e TMO em recém-nascidos prematuros e de risco (a confirmar: 2 e 3 de Abril de 2022; 9h-13h e 14h-18h);
  • AULA 3: TMO em Crianças com necessidades especiais: fissuras labiopalatinas, paralisia cerebral e síndromes craniofaciais e Disfunção do processamento sensorial infantil e rejeição alimentar (a confirmar: 23 e 24 de Abril de 2022; 9h-13h e 14h-18h);
  • AULA 4: Neurorreabilitação da paralisia facial (a confirmar: 21 e 22 de Maio de 2022; 9h-13h e 14h-18h);
  • AULA 5: Reabilitação de alterações orofaciais de etiologia neurogéna e Reabilitação de alterações orofaciais de etiologia mecânica (a confirmar: 4 e 5 de Junho de 2022; 9h-13h e 14h-18h);
  • AULA 6: Estimulação tegumentar cérvicofacial e Fisiologia do exercício clínico orofacial (a confirmar: 2 e 3 de Julho de 2022; 9h-13h e 14h-18h).
  • TUTORIA PRESENCIAL 1 (a confirmar: 15 e 16 de Outubro de 2022; 9h-13h e 14h-18h);
  • TUTORIA PRESENCIAL 2 (a confirmar: 12 e 13 de Novembro de 2022; 9h-13h e 14h-18h).
  • APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS DE CURSO (a confirmar: 3 e 4 de Dezembro de 2022; 9h-13h e 14h-18h).

EDIÇÕES ANTERIORES

× ¿Cómo puedo ayudarte?