Especializares-te ao mesmo nível dos Fonoaudiólogos do Brasil, só dependia de chegares aqui!

IX PIEMO

programa internacional de especialização em motricidade orofacial FonoCenter

ONLINE OU SEMI-PRESENCIAL

NOV/22 a JUN/23

PIEMO. Apenas cinco letras, mas cinco profissões de saúde que, para além da Fonoaudiologia, formam-no e transformam-te!

Agora que já vês o teu futuro, determina o seu início! Inscreve-te hoje ao IX PIEMO que começa em Novembro, garante o teu futuro desde já!

CERTIFICAÇÃO: EspecializaÇÃO internacional prÓpia (FONOCENTER) oU estudos de ensino superior (máster de título próprio)

• Consulta a certificação, modalidade e o início das aulas na cidade do Porto, em Portugal.

• Exclusivo para licenciados em Fonoterapia (Fonoaudiologia, Logopedia, Terapia da Fala, e Language and Speech Pathology, assim como todas as demais designações que possa ter a profissão noutros países.

Aprende com a experiência ímpar dos docentes FonoCenter, todos eles autores e/ou investigadores de renome nesta área.

Enquanto o Brasil for o país de referência neste campo, serão os seus Fonoaudiólogos os que especializarão os nossos alunos.

Conhece a nossa história. Vizualiza o nosso alcance.

TRANSFORMA-TE COM A fONOCENTER!

O nosso Programa Internacional de Especialização em Motricidade Orofacial da FonoCenter surgiu da inquietude de Aline Braga aquando do seu contacto com a realidade da sua profissão em diferentes países da América Latina, Europa e Médio Oriente.

Detentora de um conhecimento real das necessidades de aqueles países em que a profissão da Fonoaudiologia não está associada a uma Faculdade de medicina e derradeiramente apaixonada pela sua profissão, a fundadora da FonoCenter, logra, assim que este programa seja tão completo e certeiro.

Professores e alunos constroem, em conjunto, não só um sólido e diferenciado processo de aprendizagem, como também, as bases para a sua presença robusta no mercado de trabalho. 

Seja um título próprio da FonoCenter, sejam estudos de ensino superior, este programa é único na preparação ampla do aluno para a obtenção dos resultados esperados pela comunidade desses países. Esteja onde estiver, esta transformação começa ainda durante as nossas práticas tuteladas diferenciadas.

Depois de iniciarem a sua rotação entre as especialidades médicas e odontológicas que lhes são designadas, os nossos alunos já são capazes de ensinar à população e a outros profissionais de saúde o diferencial de especializar-se com a FonoCenter. Uma vez formados, o impacto social que que os nossos especialistas promovem no seu entorno é de tão forma apelativo, que a cada ano que passa são cada vez mais os colegas que decidem inscrever-se neste programa meses antes de se abrirem as inscrições. 

O sucesso tradicional e assegurado dos nossos especialistas faz com que a FonoCenter seja considerada uma das maiores referencias na formação especializada e profissionalizante na área da Fonoterapia - Fonoaudiologia,  Logopedia, Language and Speech Pathology ou outro dos demais nomes que têm esta profissão aclamada pela COVID como tão essencial. Os tempos duros que vivemos durante a pandemia matizaram em todo o mundo, não só a delicada correlação entre respiração e deglutição, como também a importância do especialista em Motricidade Orofacial.

O mundo sabe agora que o Fonoterapeuta (fonoaudiólogo, logopeda ou language and speech pathologist, entre outros) é o profissional que estuda, previne, diagnostica funcionalmente, reabilita e investiga as alterações de todas as estruturas e funções concentradas na cabeça e pescoço (concretamente, que se derivam dos arcos faríngeos embrionários) e que sabe agora também que, apesar de ser das áreas mais diminutas do corpo, são as mais complexas.

Concentrando uma grande diversidade de estruturas e funções (desde as áreas do encéfalo responsáveis pela cognição, da fluência e linguagem oral e escrita, até a musculatura inervada pelos pares craniais, cuja integridade é responsável pelo funcionamento e homeostasia de todo o sistema estomatognático), verifica-se agora, mais que nunca, que lhe é impossível a um Fonoterapeuta generalista abarcá-lo todo! 

Neste contexto, a FonoCenter pode fazer agora ainda mais pelos Fonoterapeutas a que se dedica, os nacionais o habitantes de países cujos governos desconheciam toda a perícia e importância que cada uma das distintas áreas desta profissão tem. 

Em Espanha, por exemplo, o Ministério de Saúde não reconhece mais que as especialidades de 4 profissões: medicina (todas as que conhecemos), enfermagem (8), psicologia (2) e farmácia (1). Por sua vez, Portugal, até o dia de hoje, não possui um Colégio Profissional, apenas uma associação. 

O mesmo acontece na Alemanha, onde a profissão nem sequer é universitária. Ali, apenas os médicos, farmacêuticos, biólogos, psicólogos e veterinários estudam na universidade. Na América Latina, o Brasil tem sido o país no qual a profissão mais se tem desenvolvido, seguido da Argentina, Chile e Colômbia, nos quais a profissão ainda não está ao nível da excelência do Brasil, mas não está tão embrionária como nos demais.

Analizando assim ao detalhe, como nunca antes alguém o havia feito, a essência e tudo o que reúne a existência de tamanhas discrepâncias, Aline Braga funda a FonoCenter com o intuito de erradicá-las o mais que que conseguir. Para tal, começa pela Motricidade Orofacial - não só a sua área de especialidade e de actuação, como também a base para as demais áreas críticas que identifica.

Assim, este programa consiste em, além das base indispensável para o Fonoterapeuta que pretende especializar-se em Disfagias Altas e na Reabilitação Laringotraqueal de forma a poder receber o certificado de especialista em Fonoterapia Hospitalária e atuar na hospitalização e unidades de cuidados intensivos (UCI's).

Este programa permite, assim, que os Fonoterapeutas aprofundem o que é a base para a intervenção em todas aquelas áreas que estão ligadas à reabilitação hospitalária e que adquiram todo o rigor científico e perícia técnica que lhes permitem aportar resultados certeiros e duradouros aos pacientes que requerem a assistência de um especialista.

Cumprindo com os seus objetivos, ano após ano, a função que Aline lhe destinou, a de oferecer uma formação devidamente regulamentada e internacionalmente validade naqueles países que carecem de entidades reguladoras e científicas de peso na profissão, este programa conta com mais duas particularidades que asseguram todo o seu êxito:

- os docentes das aulas presenciais são todos fonoaudiólogos brasileiros, posto que os nossos alunos necessitam de se formar com colegas que sejam efetivamente especialistas;

- a atividade formativa de FonoCenter está devidamente avalada pelo Conselho Regional do Rio de Janeiro, com o número de licença PJ-15248.

A tradição de formar pneumólogos, otorrinolaringologistas, cirurgiões maxilofaciais, odontopediatras, e ortodontistas noutros cursos é outro dos factores que contribuem a que este programa da FonoCenter logre que os nossos alunos sejam sempre pioneiros na abertura de novas frentes de atuação profissional nos diferentes campos da Motricidade Orofacial, além de altamente valorizados e respeitados por estes profissionais.

Por tudo isto, como se pode constatar, o Programa Internacional de Especialziação em Motricidade Orofacial é verdadeiramente único, pois cabe a cada um, e absolutamente todos aqueles conhecimentos que os fonoterapeutas desses países necessitavam receber, unindo, cumulativamente, todas aquelas profissões que devem trabalhar conjuntamente.

Se o que sonhavas era ser especialista em Motricidade Orofacial e chegar a ter a expertise e a autonomia dos fonoaudiólogos brasileiros, este é o programa que te permitirá aprofundar os conhecimentos técnicos e o cuidado clínico que necessitas para atuar com destreza e segurança neste campo, além de aprender a emprender nele.

Sejas recém-licenciado ou um profissional inserido desde há muitos anos neste campo, investe agora nesta formação ímpar e obtém resultados únicos para todo o teu futuro!

IX PIEMO | Cronograma provisório da Promoção 2022/ 2023 para lusoparlantes

>> Calendario provisório das aulas teórico-práticas em Portugal (caso confirmemos a realização da modalidade b-learning no país):

ANO 2022

  • 05-06/ NOVEMBRO (online)

MÓD. I: Introdução à Terapia Miofuncional Orofacial (TMO)

  • 19-20/ NOVEMBRO (online)

MÓD. II: Protocolo B.R.A.G.A. - Breathing related asymmetries that trigger Growth Alterations

  • 10-11/ DEZEMBRO (presencial)

MÓD. III: Registo e documentação clínica

  • 21-22/ JANEIRO (presencial)

MÓD. IV: Eletromiografia de superfície (EMGs) e Biofeedback

ANO 2023

  • 21-22/ JANEIRO (presencial)

MÓD. V: Fisiologia do Exercício Clínico Orofacial

MÓD. VI: Estimulação Tegumentar Cérvico-facial (Taping e Cross-tape)

  • 04-05/ FEVEREIRO (presencial)

MÓD. VII: Terapia Miofuncional Orofacial em crianças com necessidades especiais: fissuras lábio-palatinas, paralisia cerebral e síndromes crânio-faciais

MÓD. VIII: Disfunção do Processamento Sensorial Infantil e Rejeição Alimentar

  • 18-19/ FEVEREIRO (presencial)

MÓD. IX: Terapia Miofuncional em recém-nascidos prematuros e de risco

MÓD. X: Terapia Miofuncional em neonatos, lactentes e bebés

  • 04-05/ MARÇO (presencial)

MÓD. XI: Fototerapia mediante láser de baixa intensidade em TMO e na amamentação materna

  • 18-19/ MARÇO (presencial)

MÓD. XII: Eletroestimulação intraoral e facial

MÓD. XIII: Reabilitação de alterações orofaciais de etiologia neurogénica

MÓD. XIV: Reabilitação de alterações orofaciais de etiologia mecânica

  • 22-23/ ABRIL (presencial)

MÓD. XV: Neuro-reabilitação das Paralisias Faciais centrais e periféricas

  • 13-14/ MAIO (presencial)

MÓD. XVI: Terapia Miofuncional Estético-funcional

MÓD. XVII: Cinésica e comunicación facial

  • 10-11/ JUNHO (presencial)

MÓD. XVIII: Roncopatia, Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS) e a sua Síndrome (SAOS): fisiopatologia e fonoterapia, do ronco primário à síndrome

MÓD. XIX: Terapia Miofuncional Oclusal: correlações entre Motricidade Orofacial, Ortodontia, Cirurgia Maxilo-facial e Oftalmologia

  • 24-25/ JUNHO (presencial)

MÓD. XX: Trabalhos de Fim de Especialização (TFE)

>> Lugar e horário das aulas teórico-práticas (somente no caso de atingirmos o quórum mínimo para a modalidade b-learning em Portugal):

  • PORTO (local a confirmar)
  • Sábados, de 13:00h às 21:00h | Domingos, de 08:00 às 13:00h 

EDIÇÕES ANTERIORES

× ¿Cómo puedo ayudarte?