Escolha uma Página

Pós-graduação de Especialização em Neonato-Pediatria

para Fonoaudiólogos e Terapeutas da Fala

Apresentação

Os avanços da Medicina têm contribuído, inegavelmente e a todos os níveis, para o desenvolvimento de terapêuticas de sucesso em todas as áreas da Saúde em geral. Na Neonatologia, no entanto, a obtenção de menores índices de mortalidade e morbilidade é fruto de uma maior compreensão que se tem alcançado acerca das peculiaridades dos recém-nascidos e das complexidades do trabalho em equipas multidisciplinares, onde a inserção do Fonoaudiólogo/ Terapeuta da Fala é cada vez mais fundamentada, estudada e reconhecida.

O mesmo ocorre, de maneira igualmente peculiar, na Pediatria. Como convém lembrar, a intervenção destes profissionais nesta área nasce de uma necessidade de resposta muito específica a esta população: da impossibilidade tanto da Medicina, como da pedagogia, de entender de forma holística uma série de alterações cujos tratamentos dependiam do entendimento aprofundado de um profissional com formação tanto na área da Saúde, como na Educação.

Por todos esses fatores, a intervenção em Saúde e Educação na infância, de forma geral, acarreta uma grande responsabilidade sobre toda a equipa multi ou transdisciplinar de atendimento – mas, em especial, sobre o Fonoaudiólogo e o Terapeuta da Fala. Destes poderá depender, em grande medida, desde a sobrevivência do bebé à funcionalidade e qualidade de vida da criança e de toda a família tanto a curto como a longo prazo.

Acrescente-se a própria dinâmica da sociedade e o ambiente que, em constante mutação e com todas as consequências que daí advêm, influenciam sobremaneira todo o crescimento e desenvolvimento do bebé e da criança, assim como o processo terapêutico. Desta forma, dada essa natureza científica e académica tão singular da Fonoaudiologia e Terapia da Fala, que abarcam magistralmente áreas ao mesmo tempo tão diversas e afins em uma única profissão, a responsabilidade que se lhes recai é tão particular como em nenhuma outra profissão.

Neste contexto, torna-se urgente e fulcral a existência de um curso de especialização que contemple e interligue todas as áreas de atuação do Fonoaudiólogo e do Terapeuta da Fala dos 0 aos 12 anos de idade, permitindo que estes profissionais construam todas as pontes através de conhecimentos, técnicas e práticas que serão o alicerce do raciocínio clínico e que se revelem, ainda, fundamentais para a sua autonomia, aperfeiçoamento e evolução profissional.

Herdando do CTRD Saúde e Educação a ambição de elevar a sua própria fasquia, a Fono Center lança o primeiro Curso de Pós-graduação de Especialização em Neonatologia e Pediatria para Fonoaudiólogos e Terapeutas da Fala. Por todo o histórico de sucesso do seu precursor, esta especialização consiste num excelente investimento e oportunidade de partilha internacional para aqueles que, como as equipas CTRD e Fono Center, trabalham todos os dias para mudar paradigmas na profissão nestes países.

Grupo Fono Center                           CTRD Saúde & Educação
CTRD Sanidad & Educación            
CTRD Health & Education

Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 382, 3D
4050-426 Porto                                   Portugal