Escolha uma Página

Intervenção Terapêutica em Voz

Formação continuada | Capacitação profissional

Apresentação

A exemplo da Fonoaudiologia no Brasil, a Voz é uma das mais promissoras áreas da Terapia da Fala em Portugal e da Logopedia em Espanha. Contudo, o sucesso dos resultados do profissional que atua neste campo estão fortemente condicionados à plena compreensão da Produção Vocal em toda a sua dimensão –um domínio indiscutivelmente indispensável e unicamente obtido por meio de um rigoroso treinamento específico que a grande maioria dos profissionais que atua em Voz hoje nestes países não possui. Consciente de todo o impacto que este contexto tem representado em termos de credibilidade e confiança de médicos e pacientes na profissão, o CTRD lança o seu 1º Curso Intensivo de Capacitação Profissional em Fundamentação Teórico- prática em Laringologia e Voz e aposta em toda a experiência e empreendedorismo de uma das mais conceituadas especialistas em Voz de Portugal, Ana Rita Sancho, para capacitá-lo a intervir com autonomia e segurança nesta área, distinguir-se no mercado de trabalho e mudar este atual paradigma.

Programa

  • Neuroanatomofisiologia da Produção Vocal
  • Teoria Fonte e Filtro
  • Disfonias Funcionais Vs Disfonias Organofuncionais
  • Alterações Estruturais Mínimas (AEMs)
  • Refluxo Gastroesofágico (RGE)
  • Introdução à Disfonia Infantil • Aplicação dos principais protocolos de voz
  • Noções de Análise Acústica da Voz
  • Reabilitação Vocal
  • Treino Profissional Perceptivo-auditivo
  • Discussão clínica e estudo de casos

 

Destinatários

Fonoaudiólogos e estudantes do último ano da licenciatura em Fonoaudiologia

Objetivos

Gerais

Capacitar o aluno para a intervenção clínica nas principas alterações vocais, mediante atividades pedagógicas que lhe permitam construir novos conhecimentos teórico-prácticos para aguçar a sua visão, ouvido e raciocínio clínicos, os quais são indispensáveis para a atuação neste campo.

Específicos

 

  • Aprofundar a neuroanatomofisiologia aplicada ao estudo da laringe, dotando o aluno de todo o embasamento teórico necessário para a atuação clínica em voz, desde a avaliação percepto-auditiva à correta seleção e prescrição de exercícios;
  • Apresentar e discutir diferentes estratégias terapêuticas com base em estudos de caso, promovendo atividades práticas que preparem o aluno para o diagnóstico diferencial dos diferentes tipos de disfonias;
  • Dotar o aluno de todos os princípios e conhecimentos necessários para correlacionar os achados clínicos com as limitações e potencialidades da Reabilitação Vocal, bem como a presença de refluxo gastro-esofágico, permitindo-lhe construir o raciocínio clínico nesta área de maneira a elaborar um plano de intervenção fonoterapéutica individual e eficaz;
  • Capacitar o aluno para a aplicação de todas as técnicas, recursos e exercícios vocais através de uma forte componente prática, concluindo o curso com total autonomia e segurança para atuar nesta área;

Ana Rita Sancho

Formadora

Ana Rita Sancho é licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Portugal). Depois de frequentar os seus estudos de pós-graduação no Centro de Estudos da Voz (CEV/ Brasil), especializou-se em Voz sob a direção da Profª Drª Mara Behlau. Durante esse período, integrou o programa de Atualização Profissional em Prática Clínica do Departamento de Voz da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/ Brasil) sob a direção da Profª Drª Renata Azevedo, tendo participado, ainda, em distintas formações e práticas na área da Voz e Comunicação, estando entre elas as realizadas na empresa ACT – Comunicação  Empresarial  (Brasil), na qual integrou uma equipa de consultoria em comunicação para indivíduos e empresas. Antes de ir especializar-se em Voz no Brasil, era Terapeuta da Fala do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão (Portugal). Atualmente desenvolve o projecto Ana Sancho | Voz & Comunicação, direcionado tanto a profissionais e empresas, como à reabilitação vocal e investigação científica. É responsável, ainda, pela Consulta de Voz da Clínica Fisio S. Brás (Portugal), atividade cujos enfoques são o treinamento em comunicação profissional, o treinamento vocal fisiológico para profissionais da voz e a reabilitação de pessoas com patologia vocal.

Inclui

  • 16 horas de formação
  • Certificado SIGO – DGERT (Ministérios da Educação e do Trabalho portugueses)
  • Material de apoio ao curso
  • Coffee – breaks

Metodologia

Os Cursos de Capacitação Profissional do CTRD assentam em uma metodologia expositiva e ativa para o aprofundamento teórico-prático de competências ao mais alto nível técnico-científico nas suas áreas de ensino. A nota final do aluno é dada através da soma da nota de um teste escrito, realizado na segunda e última sessão do curso (com um peso ponderado de 80%), e da nota correspondente à participação e assiduidade (com um peso ponderado de 20%).

Forma de organização da formação: Presencial

Modalidade de Formação: Contínua

Contexto

Grande parte dos profissionais que se encontram hoje no mercado de trabalho na Europa na área da Voz conta apenas com os conhecimentos adquiridos nos seus cursos de graduação. Não obstante, a voz é um  fenômeno complexo e multidimensional, cujo tratamento das suas alterações e patologias requer uma formação profissional  específica e densamente prática, pois somente assim a reabilitação vocal pode ser, de facto,eficaz e apresentar melhorias rápidas e irrefutáveis tanto aos olhos do paciente, como do médico ou cirurgião que o encaminha à terapia.

Sempre atento às necessidades do mercado de trabalho e consciente do importante papel que desempenha há mais de 8 anos a mudar paradigmas na Terapia da Fala em Portugal e agora também mais recentemente na Logopedia em Espanha, o CTRD delega à fonoaudióloga Maria Gabriela Cunha a importante missão de capacitar profissionais ao mais elevado nível técnico -científico em Laringologia e Voz. Mediante uma forte componente prática, que inclui um exaustivo Treino Profissional Perceptivo-auditivo, desafiamos uma das maiores referências clínicas da capital paulista a reverter a atual realidade de resultados insatisfatórios e fraca adesão à reabilitação vocal que verificamos hoje  em Portugal e Espanha. Assim, o CTRD eleva novamente a sua fasquia e volta a lançar mais uma formação estrategicamente desenhada para fomentar o mercado de trabalho na Península Ibérica na área da Voz.

Para isso, apostamos no espírito empreendedor e nos mais de 15 anos de experiência da exímia  fonoaudióloga do renomado Hospital das Clínicas de São Paulo para preparar o formando para intervir co toda a autonomia e segurança nesta área. Em dois dias intensos e intensivos de curso, o formando é treinado para interpretar com precisão diferentes quadros de uma mesma patologia vocal e proceder, assim, à correta a seleção dos exercícios e ajustes motores mais adequados a cada paciente.

Um curso ímpar, especialmente elaborado para marcar pela diferença e ser o início de uma promissora carreira para todos aqueles que comecem a atuar em Laringologia e Voz com todas as suas bases.

Brevemente mais informações

Grupo Fono Center                           CTRD Saúde & Educação
CTRD Sanidad & Educación            
CTRD Health & Education

Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 382, 3D
4050-426 Porto                                   Portugal